Cezar Britto: não punir quem matou advogado é agressão ao Congresso

Belém (PA), 27/01/2009 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, recebeu um telefonema do deputado federal Fernando Ferro (PT-PE), que solicitou o apoio da entidade para federalizar as investigações em torno do assassinato do advogado Manoel Bezerra de Mattos Neto. O advogado, que era assessor de Ferro e um dos integrantes da Comissão de Direitos Humanos da OAB pernambucana, foi alvejado com vários em uma casa de praia enquanto estava com a família na Paraíba. Britto informou ao parlamentar que já requereu que a Polícia Federal passe a atuar nas investigações. Para ele, imprimir repercussão nacional a esse caso é fundamental. "Até porque esse é o quarto assassinato de um cidadão que depôs na CPI da Pistolagem naquela região", afirmou Britto.

Ainda segundo o presidente nacional da OAB, não punir quem teve relação com esse crime é tão somente reconhecer um atentado contra aqueles que acreditam no Congresso Nacional e nas investigações e CPIs que buscam punir crimes como os que vinham sendo denunciados pelo advogado Mattos Neto. "Esse assassinato, sob esse prisma, simboliza uma verdadeira agressão ao Congresso Nacional", acrescentou. Britto informou a Fernando Ferro que também a OAB está designando um representante para acompanhar as investigações do crime.